Roteiro de atividades de Práticas Experimentais - 1ª e 2ª Séries - 06 a 16/04
ROTEIRO DE ESTUDOS DE
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS – 1ª e 2ª SÉRIE
(1º Bimestre)
Olá, pessoal!! Sejam todos bem-vindos
ao blog!!
Essa semana daremos continuidade aos
estudo sobre método científico aqui no blog de Práticas Experimentais Vamos
lá?!!
As atividades de Práticas Experimentais deste blog serão realizadas apenas via Google Forms enquanto permanecer as aulas remotas (on-line). O link para realizar a atividade avaliativa está postado abaixo👇
Acesse o link da atividade: https://forms.gle/icTeS9NYdY7S245D9
MAS... antes de realizar as atividades, leia o texto a seguir para relembrar quais são os passos do método científico, assim você conseguirá responder as questões no Google Forms.
Bons estudos!!!
Conceituando
O Método Científico
1. Definição
Trata-se
de um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas. São
elas: observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e
teoria.
2. Etapas do Metodo Cientifico
Observação: Como o próprio diz, é a visualização de um fato (ou fenômeno).
Essa observação deve ser repetida várias vezes, buscando obter o maior número
possível de detalhes sendo, realizada, portanto, com a maior precisão possível.
Deve-se tomar o cuidado com os “vícios” para ocorra uma observação correta do
fato; em muitos casos, a pessoa ver o que deseja ver, e não o que está
ocorrendo de fato.
Problematização: Corresponde à execução de questionamentos sobre o fato
observado. E para essas perguntas, o pesquisador vai à busca de respostas.
Um problema bem formulado é mais importante para a ciência do que a sua
solução, pois, abrir caminho para diversas outras pesquisas.
Formulação da hipótese: A hipótese nada mais é do que uma possível explicação
para o problema. No jargão científico, hipótese equivale, habitualmente, à
suposição verossímel, depois comprovável ou denegável pelos fatos, os quais hão
de decidir, em última instância, sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se
pretende explicar. "A hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei
destinada a explicar provisoriamente um fenômeno até que os fatos a venham
contradizer ou afirmar." (Cervo & Bervian,1974:29)
Experimentação: Etapa em que o pesquisador realiza experiências para provar (ou
negar) a veracidade de sua(s) hipótese(s). Se, após a execução por repetidas
vezes da experiência, os resultados obtidos forem os mesmos, a hipótese é
considerada verdadeira.
Na
antiguidade, as experiências não eram controladas – experiências
empíricas – muito usadas pelos alquimistas. Nesse modelo, as
experiências eram do tipo tentativa-erro; com isso, as descobertas acabam sendo
puramente casual.
Na experiência controlada,
usam-se dois grupos: o experimental e o grupo teste (grupo controle ou
testemunho).
No grupo experimental é testada uma variável; as demais condições
devem ser iguais às do grupo controle que, por sua vez, corresponde ao grupo em
que a referida variável não aparece e, assim, serve de referência para análise
dos resultados.
Veja um exemplo bem simplificado:
Se
um pesquisador deseja saber a influência de determinado mineral “M” na floração
de uma determinada espécie vegetal, deverá usar dois grupos de plantas nas
mesmas condições, diferindo um do outro apenas no mineral M. O grupo portador
do mineral é o grupo experimental e o que não possui o mineral é o grupo
controle.
Se
os resultados obtidos forem estatisticamente iguais, o mineral M não interfere
na floração; caso os resultados obtidos nos dois grupos forem estatisticamente
diferentes, o mineral M é o responsável pelas diferenças observadas.
Uma hipótese confirmada nas experimentações passa a ser denominada de lei científica.
A um conjunto de leis que explicam um determinado fenômeno (ou grupo
deles) chamamos de teoria.
As teorias científicas têm validade até que sejam incapazes de explicar
determinados fatos ou fenômenos, ou até que algum descobrimento novo comprovado
se oponha a elas. A partir de então, os cientistas começam a elaborar outra
teoria que possa explicar esses novos descobrimentos. A Ciência é conhecimento
evolutivo e não estacionário.
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