Roteiro de atividades BIOLOGIA - 1ªA/B -Semana 08 a 19 de março
ROTEIRO
DE ESTUDOS DE BIOLOGIA – 1ª SÉRIE A/B
(1º Bimestre)
Olá, pessoal!! Sejam todos bem-vindos ao blog!!
Essa semana continuaremos com os conteúdos e as
habilidades da 1ª série. Falaremos sobre os processos de produção de energia. Vamos
lá?!!
Habilidade: (EM13CNT101)
- Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos
digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam
quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre
seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que
priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais
e a preservação da vida em todas as suas formas.
Objeto de conhecimento: Manutenção
da vida, fluxos de energia e matéria.
Antes, algumas Orientações:
1. As postagens do blog e as aulas
transmitidas pelo CMSP (obrigatórias) são um complemento às aulas
presenciais. Somente deverão fazer as atividades do blog e acompanhar o
CMSP os alunos que estiverem com aulas remotas (online) na semana.
2. A partir de agora as postagens serão para 15 dias, portanto você terá mais tempo
para realizar os estudos e as atividades com tranquilidade.
3. Aqui no blog você encontrará os textos e vídeo com os conteúdos da aula da semana. Já as questões para responder estarão no formulário (Google Forms) que deve ser acessado pelo link (disponível no final da página 👇).
IMPORTANTE: primeiro faça o estudo dos textos e vídeo, depois acesse o link para fazer as atividades. Você poderá realizar as atividades quantas vezes quiser.
TEMA: A
Energia e a Vida
Conceituando
A energia solar captada pelos produtores vai-se dissipando ao
longo das cadeias alimentares sob a forma de calor, uma energia que não é
utilizável pelos seres vivos. À medida que esta energia é dissipada pelo
ecossistema, ocorre uma permanente compensação com a utilização de energia
solar fixada pelos produtores, passando depois através de todos os outros
elementos vivos do ecossistema.
O nível energético mais elevado, nos ecossistemas terrestres, é
constituído pelas plantas clorofiladas (produtores). O resto do ecossistema
fica inteiramente dependente da energia captada por eles, depois de transferido
e armazenada em compostos orgânicos. O nível imediato é constituído pelos
herbívoros. Um herbívoro obterá, portanto, menos energia das plantas
clorofiladas do que estas recebem do Sol. O nível seguinte corresponde ao dos
carnívoros. Apenas parte da energia contida nos herbívoros transitará para os
carnívoros e assim sucessivamente.
Foi adaptado um processo de representação gráfica desta
transferência de energia nos ecossistemas, denominado pirâmide de energia, em
que a área representativa de cada nível trófico é proporcional à quantidade de
energia disponível. Assim, o retângulo que representa a quantidade de energia
que transita dos produtores para os consumidores de primeira ordem é maior do
que aquele que representa a energia que transita destes para os consumidores de
segunda ordem e assim sucessivamente.
As cadeias alimentares estão geralmente limitadas
a 4 ou 5 níveis tróficos, porque há perdas de energia muito significativas nas
transferências entre os diferentes níveis. Consequentemente,
a quantidade de energia que chega aos níveis mais elevados já não é suficiente
para suportar ainda outro nível trófico.
Calculou-se que uma superfície de 40000m2 pode produzir,
em condições adequadas, arroz em quantidade suficiente para alimentar 24
pessoas durante um ano. Se esse arroz, em vez de servir de alimento ao Homem,
fosse utilizado para a criação de gado, a carne produzida alimentaria apenas
uma pessoa nesse mesmo período.
Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, maior será, portanto,
o aproveitamento da energia. Em países com falta de alimentos, o Homem deve
optar por obtê-los através de cadeias curtas.
Para cálculo da eficiência nas transferências de energia de um nível para o
outro, há necessidade de avaliar a quantidade de matéria orgânica ou de energia
existente em cada nível trófico, ou seja, é necessário conhecer a produtividade
ao longo de todo o ecossistema.
Para complementar o estudo das pirâmides ecológicas e realizar as
atividades propostas, assista ao vídeo que está disponível no canal do YouTube
no seguinte endereço: https://youtu.be/Ihp38SxezhM
(8min. e 26 seg.)
Agora que você já leu os textos e
assistiu ao vídeo, acesse o link abaixo para responder as questões no
formulário.
Link: https://forms.gle/BZ6MRxjJdQSi1VQAA

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