Roteiro de atividades PRÁTICAS EXPERIMENTAIS -1ª e 2ª série -Semana 08 a 19 de março
ROTEIRO DE ESTUDOS DE PRÁTICAS
EXPERIMENTAIS – 1ª e 2ª SÉRIE
(1º Bimestre)
Olá, pessoal!! Sejam todos bem-vindos ao blog!!
Essa semana começaremos as atividades aqui no blog
sobre Práticas Experimentais Vamos lá?!!
Habilidade: Analisar
e refletir por meio de texto e vídeo o desenvolvimento do método científico.
Objeto
de conhecimento: Método científico e Comprovação da
biogênese
Antes, algumas Orientações:
1. As postagens do blog e as aulas
transmitidas pelo CMSP (obrigatórias) são um complemento às aulas
presenciais. Somente deverão fazer as atividades do blog e acompanhar o
CMSP os alunos que estiverem com aulas remotas (online) na semana.
2. A partir de agora as postagens serão para 15 dias, portanto você terá mais tempo
para realizar os estudos e as atividades com tranquilidade.
3. Essas atividades do blog a serem
realizadas pelos alunos com aulas remotas (online) devem ser entregues na
escola, contendo na capa os seguintes itens: nome da escola, nome
do aluno, ano/série, bimestre, data de entrega, nome
do professor responsável e nome da disciplina correspondente. Entregar na escola entre os dias 22 e 23 de março.
Conceituando
O método científico - Como o método científico é usado para testar uma hipótese.
Uma investigação biológica
geralmente começa com uma observação - isto é, algo que chama a atenção do
biólogo. Por exemplo, um biólogo cancerologista pode notar que um certo tipo de
câncer não pode ser tratado com quimioterapia e querer investigar a causa
disto. Um ecologista marinho, vendo que os recifes de corais dos seus locais de
pesquisa estão ficando brancos, pode querer entender o motivo.
Como os biólogos procedem em
suas investigações? Como você pode
fazer suas próprias investigações sobre o mundo natural?
No cerne da biologia e de
outras ciências há uma abordagem para soluções de problemas chamada de método
científico. O método científico tem
cinco passos básicos, mais um passo de retroalimentação:
1.
Faça uma observação.
2.
Faça uma pergunta.
3.
Formule uma hipótese ou
uma explicação testável.
4.
Faça uma previsão baseada na hipótese.
5.
Teste a previsão.
6.
Repita: use os resultados para formular novas
hipóteses ou previsões.
O método científico é
utilizado em todas as ciências — incluindo química, física, geologia e
psicologia. Os cientistas nesses campos fazem outras perguntas e realizam
outros testes. Entretanto, eles utilizam a mesma abordagem para encontrar as
repostas que são lógicas e sustentadas por evidências.
Exemplo de método científico: falha em tostar
Vamos entender melhor o
método científico aplicando seus passos aos problemas práticos da vida
cotidiana.
1.
Faça uma observação.
Vamos supor que você pegou
duas fatias de pão, colocou-as na torradeira e apertou o botão. Mas, seu pão
não tostou.
1.
Observação: a torradeira não vai tostar.
(Tradução da tirinha)
2.
Faça uma pergunta.
Porque meu pão não tostou?
2.
Pergunta: Por que minha torradeira não tosta? (Tradução da
tirinha)
3.
Formule uma hipótese.
Uma hipótese é uma
resposta potencial a uma questão, uma que possa ser testada. Por exemplo, neste
caso poderia ser que a torradeira não tostou porque a tomada elétrica está
quebrada.
3. Hipótese: Talvez a tomada esteja quebrada. (Tradução da tirinha)
Essa
hipótese não é, necessariamente, a explicação correta. No entanto, é uma
explicação possível, que podemos testar para ver se está correta ou se é
necessário criar novas hipóteses.
4.
Faça previsões.
Uma previsão é
um resultado que esperamos obter se a hipótese estiver correta. Neste caso,
nossa previsão foi que a tomada está quebrada, então, ligar a torradeira numa
tomada diferente deve resolver o problema.
4.
Previsão: Se eu ligar a torradeira (Tradução da tirinha)
5. Teste
as previsões.
Para testar a
hipótese, devemos fazer uma observação ou realizar um experimento associado à
previsão. Por exemplo, neste caso, ligaríamos a torradeira em uma tomada
diferente e veríamos se ela iria tostar.
5. Teste de previsão: ligue a torradeira em uma tomada diferente
e tente de novo (Tradução da tirinha)
Se a torradeira tosta, então a
hipótese foi confirmada-provavelmente está correta.
Se a torradeira não tosta, então a hipótese não foi
confirmada-provavelmente está errada.
Os resultados de um teste podem
apoiar ou contradizer - se opor - a uma hipótese. Resultados que apoiam uma
hipótese não podem conclusivamente provar que ela é correta, mas significam que
provavelmente é. Por outro lado, se os resultados contradizem uma hipótese,
aquela hipótese provavelmente não está correta. A não ser que haja uma falha no
teste - uma possibilidade que devemos sempre considerar - um resultado contraditório
significa que podemos descartar a hipótese e procurar uma nova.
6. Repetir.
A última etapa do método
científico é refletir sobre nossos resultados e usá-los para guiar nossos
próximos passos.
·
Se a hipótese foi confirmada, podemos
realizar testes adicionais para confirmá-la ou revisá-la para ficar mais
específica. Por exemplo, podemos investigar porque a tomada está quebrada.
·
Se a hipótese não foi confirmada,
formularíamos uma nova hipótese. Por exemplo, a próxima hipótese poderia ser de
que exista um fio quebrado na torradeira.
Agora que você já sabe o que é o
método científico e como ele é importante para a ciência, assista ao vídeo: Experimentos – Ep.01 – Experimento de Redi,
que está disponível seguinte endereço no canal do YouTube: https://youtu.be/dXuua4mCpcU (4min.
31 seg.) sobre a comprovação da Biogênese.
Após o vídeo, responda as questões da atividade abaixo:
ATIVIDADE 1
a)
Qual era a hipótese de Redi?
b)
Descreva com as suas palavras o
experimento de Redi para comprovar a Biogênese.
c)
Qual a importância de fazer um experimento
controle antes de iniciar uma pesquisa?
d)
Segundo o vídeo, como é possível
comprovar uma hipótese?
Bons estudos!!!






Comentários
Postar um comentário