Roteiro de atividades PRÁTICAS EXPERIMENTAIS -1ª e 2ª série -Semana 08 a 19 de março

 

ROTEIRO DE ESTUDOS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS – 1ª e 2ª SÉRIE

(1º Bimestre)

Olá, pessoal!! Sejam todos bem-vindos ao blog!!

Essa semana começaremos as atividades aqui no blog sobre Práticas Experimentais Vamos lá?!!

Habilidade: Analisar e refletir por meio de texto e vídeo o desenvolvimento do método científico.

Objeto de conhecimento: Método científico e Comprovação da biogênese

 

Antes, algumas Orientações: 

1. As postagens do blog e as aulas transmitidas pelo CMSP (obrigatórias) são um complemento às aulas presenciais. Somente deverão fazer as atividades do blog e acompanhar o CMSP os alunos que estiverem com aulas remotas (online) na semana.

2. A partir de agora as postagens serão para 15 dias, portanto você terá mais tempo para realizar os estudos e as atividades com tranquilidade.

 

3. Essas atividades do blog a serem realizadas pelos alunos com aulas remotas (online) devem ser entregues na escola, contendo na capa os seguintes itens: nome da escolanome do aluno, ano/sériebimestredata de entreganome do professor responsável e nome da disciplina correspondenteEntregar na escola entre os dias 22 e 23 de março.

 

 

Conceituando

 

O método científico - Como o método científico é usado para testar uma hipótese.

 

Uma investigação biológica geralmente começa com uma observação - isto é, algo que chama a atenção do biólogo. Por exemplo, um biólogo cancerologista pode notar que um certo tipo de câncer não pode ser tratado com quimioterapia e querer investigar a causa disto. Um ecologista marinho, vendo que os recifes de corais dos seus locais de pesquisa estão ficando brancos, pode querer entender o motivo.

Como os biólogos procedem em suas investigações? Como você pode fazer suas próprias investigações sobre o mundo natural?

No cerne da biologia e de outras ciências há uma abordagem para soluções de problemas chamada de método científico. O método científico tem cinco passos básicos, mais um passo de retroalimentação:

1.     Faça uma observação.

2.     Faça uma pergunta.

3.     Formule uma hipótese ou uma explicação testável.

4.     Faça uma previsão baseada na hipótese.

5.     Teste a previsão.

6.     Repita: use os resultados para formular novas hipóteses ou previsões.

 

O método científico é utilizado em todas as ciências — incluindo química, física, geologia e psicologia. Os cientistas nesses campos fazem outras perguntas e realizam outros testes. Entretanto, eles utilizam a mesma abordagem para encontrar as repostas que são lógicas e sustentadas por evidências.

Exemplo de método científico: falha em tostar

Vamos entender melhor o método científico aplicando seus passos aos problemas práticos da vida cotidiana.

 

1. Faça uma observação.

Vamos supor que você pegou duas fatias de pão, colocou-as na torradeira e apertou o botão. Mas, seu pão não tostou.

1.     Observação: a torradeira não vai tostar. (Tradução da tirinha)

 

2. Faça uma pergunta.

Porque meu pão não tostou?

2.     Pergunta: Por que minha torradeira não tosta? (Tradução da tirinha)

 

3. Formule uma hipótese.

Uma hipótese é uma resposta potencial a uma questão, uma que possa ser testada. Por exemplo, neste caso poderia ser que a torradeira não tostou porque a tomada elétrica está quebrada.

3.     Hipótese: Talvez a tomada esteja quebrada. (Tradução da tirinha)

Essa hipótese não é, necessariamente, a explicação correta. No entanto, é uma explicação possível, que podemos testar para ver se está correta ou se é necessário criar novas hipóteses.

 

4. Faça previsões.

Uma previsão é um resultado que esperamos obter se a hipótese estiver correta. Neste caso, nossa previsão foi que a tomada está quebrada, então, ligar a torradeira numa tomada diferente deve resolver o problema.

4.     Previsão: Se eu ligar a torradeira (Tradução da tirinha)

 

5. Teste as previsões.

Para testar a hipótese, devemos fazer uma observação ou realizar um experimento associado à previsão. Por exemplo, neste caso, ligaríamos a torradeira em uma tomada diferente e veríamos se ela iria tostar.

5. Teste de previsão: ligue a torradeira em uma tomada diferente e tente de novo (Tradução da tirinha)

 

Se a torradeira tosta, então a hipótese foi confirmada-provavelmente está correta.

Se a torradeira não tosta, então a hipótese não foi confirmada-provavelmente está errada.

Os resultados de um teste podem apoiar ou contradizer - se opor - a uma hipótese. Resultados que apoiam uma hipótese não podem conclusivamente provar que ela é correta, mas significam que provavelmente é. Por outro lado, se os resultados contradizem uma hipótese, aquela hipótese provavelmente não está correta. A não ser que haja uma falha no teste - uma possibilidade que devemos sempre considerar - um resultado contraditório significa que podemos descartar a hipótese e procurar uma nova.

 

6. Repetir.

A última etapa do método científico é refletir sobre nossos resultados e usá-los para guiar nossos próximos passos.

·        Se a hipótese foi confirmada, podemos realizar testes adicionais para confirmá-la ou revisá-la para ficar mais específica. Por exemplo, podemos investigar porque a tomada está quebrada.

·        Se a hipótese não foi confirmada, formularíamos uma nova hipótese. Por exemplo, a próxima hipótese poderia ser de que exista um fio quebrado na torradeira.

 

Agora que você já sabe o que é o método científico e como ele é importante para a ciência, assista ao vídeo: Experimentos – Ep.01 – Experimento de Redi, que está disponível seguinte endereço no canal do YouTube: https://youtu.be/dXuua4mCpcU (4min. 31 seg.) sobre a comprovação da Biogênese.


Após o vídeo, responda as questões da atividade abaixo:

ATIVIDADE 1

a)    Qual era a hipótese de Redi?

b)    Descreva com as suas palavras o experimento de Redi para comprovar a Biogênese.

c)     Qual a importância de fazer um experimento controle antes de iniciar uma pesquisa?

d)    Segundo o vídeo, como é possível comprovar uma hipótese?

 

Bons estudos!!!



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